Uso do EPI: Qual a importância?

09/08/2021 | EPI | « Voltar

Qualquer atividade profissional que possa apresentar tipo de risco físico para o trabalhador deve ser executada com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem botinas, óculos, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, cintos de segurançaprotetor solar e outros itens de proteção, sendo esses itens indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral.

EPI: Equipamentos de Proteção Individual

 

EPI PARA PROTEÇÃO, SEGURANÇA E SAÚDE

Usar EPI é fundamental para garantir a proteção, segurança e saúde do trabalhador, evitando consequências danosas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que de alguma forma pode comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

Para que a empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus colaboradores, é fundamental elaborar um estudo dos riscos ocupacionais, feitos por técnicos de segurança do trabalho (TST). Esse tipo de trabalho facilita a identificação dos perigosos dentro de uma planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.

 

IMPORTÂNCIA DO EPI

A importância do EPI é evidente e protege os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. O uso dos equipamentos de proteção (EPI) é orientado e determinado pela Norma Técnica chamada NR 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.

Esse acompanhamento do uso é realizado por supervisores da empresa, a fim de garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização.

 

EPI

A reposição no caso de equipamentos perdidos ou danificados, é de extrema responsabilidade da empresa substituí-lo imediatamente. O uso adequado, frequente e responsável do EPI evita prejuízos para o trabalhador e, também, para a empresa, além de garantir que as atividades sejam desempenhadas com mais segurança e eficiência.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser mantidos em excelentes condições de uso e precisam ter um Certificado de Aprovação (CA) do órgão competente para garantir que estão em conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho. Todos da empresa devem compreender a verdadeira importância dos EPI no dia a dia da empresa.

Tags: EPI